Softwares

Anti-vírus

(001) Avast - A sexta edição do Avast! certamente vai agradar aos usuários. Uma das características do antivírus que mais chama a atenção em um primeiro momento é a sua interface. Isso porque, além de elegante e com uma combinação de cores agradável, ela também é bastante organizada. Todas as ferramentas e opções do programa estão reunidas de acordo com a função que desempenham e dispostas em abas de fácil acesso, bem ao alcance do mouse.O mais legal é que todas as funções oferecidas pelo Avast! estão em português. Com isso, qualquer usuário pode aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e facilita na hora de encontrar a funcionalidade desejada.

A segunda característica facilmente percebível é a rapidez do Avast! na realização das tarefas propostas. Em pouco tempo o antivírus é capaz de realizar a varredura completa no disco rígido da máquina e eliminar qualquer ameaça que venha a ser encontrada.

O interessante é que o Avast! ocupa pouco espaço em disco e, apesar de todas as funções em tempo real oferecidas, consome o mínimo de recursos da máquina, permitindo que outros aplicativos sejam executados ao mesmo tempo sem problema algum. 


(002) AVG - O AVG é, simplesmente, o antivírus mais utilizado do momento, e agora chega à versão 2012 com várias melhorias de desempenho, desde o momento do download até a hora de proteger o seu computador contra vírus, spywares, rootkits e outras ameaças. Esta versão que utilizamos está menor, mais leve e mais rápida do que as anteriores.

O tamanho foi reduzido de 140 MB da versão 2011 para 55 MB atualmente, logo, a instalação está mais rápida. O antivírus hoje ocupa menos espaço em disco: 45% menos em relação à 2011.

O AVG também usa menos memória. A versão 2011 registrava até dez processos simultâneos relacionados ao antivírus. A 2012 reduziu esse número para sete. O tempo de carregamento também está mais rápido, cerca de 10%.


(003) Avira - Embora manter o computador protegido de ameaças seja algo essencial para o bom funcionamento do sistema, não é todo mundo que está disposto a pagar caro por um software especializado na função.Felizmente podemos contar com alternativas como o Avira AntiVir Personal Edition Classic, software conhecido pela proteção completa que fornece ao computador, sem que seja preciso pagar nada por isso.


O programa chega agora à versão 12, com uma série de novidades para deixar sua máquina blindada contra a ameaça de códigos maliciosos.


(004) Microsoft Security Essentials - O Microsoft Security Essentials é uma ferramenta de proteção para seu computador na forma de antivírus, visando a auxiliá-lo na tarefa de manter seu computador livre de ameaças virtuais. Na atual situação da internet, infelizmente navegar sem um aplicativo desta natureza sempre atualizado coloca seu computador em risco de contaminação por programas maliciosos.

Com ele, você vai ter proteção (inclusive em tempo real) para o seu computador, contando com as seguintes ferramentas: antivírus, anti-spyware, proteção contra worms, rootkits, trojans, backdoors, proteção para navegação na internet, varredura de emails, filtro anti-phishing, entre outras ameaças.

Após instalado e enquanto estiver ativo, o programa permanece como um ícone na Bandeja do sistema (systray) e sua interface pode ser aberta por meio de um clique do mouse. O aplicativo opera a partir de uma única janela, contando com uma interface amigável e dividida em funções para facilitar a visualização.
_____________________________________________________________________________


Áudio & Vídeo

(005) K-Lite Mega Codec Pack - Junto com a popularização da internet, surgiram formatos cada vez mais diferenciados para compressão de arquivos de vídeo e áudio. Graças a essa compressão, o tamanho dos arquivos diminui e, algumas vezes, tornam-se compatíveis com certos programas ou jogos. E é por isso que se você quer reproduzir arquivos com certas codificações, é preciso ter os codecs certos.

São os codecs que decodificam e possibilitam que você assista ao vídeo em DivX, ou escute uma música em MP3. Muitas vezes era necessário um programa específico que trouxesse junto a possibilidade de abrir certos arquivos — o que, muitas vezes, complicava para o usuário que queria compatibilidade com diversos formatos.

Assim, foi lançado o K-Lite Mega Codec Pack, o pacote mais poderoso da série K-Lite, e que já inclui o K-Lite Codec Pack Full e o Real Alternative. É um pacotão completo, contendo tudo de que você precisa para reproduzir seus filmes sem ter nenhuma dor de cabeça. Inclui uma ampla coleção de codecs VFW (Video For Windows) e ACM (Audio Compression Manager), filtros de DirectShow, além de várias ferramentas.

(006) Winamp - O Winamp é um dos reprodutores multimídias mais populares da internet. Sua simplicidade e leveza fizeram com que muitos usuários escolhessem-no na hora de ouvir suas músicas e assistir a seus filmes no computador.

Entretanto, o tempo passou e novos recursos foram adicionados em todos os players, o que fez com que eles ficassem mais completos. Porém, essas novidades também os deixaram mais robustos e pesados, o que fazia com que o computador lento, além de deixar interface confusa.

Na contramão dessa tendência, o Winamp manteve-se firme às suas origens. Mesmo com diversas novidades sendo inseridas a cada nova versão, ele continua basicamente o mesmo ótimo player de anos atrás.

(007) Windows Media Player 11 - Microsoft liberou há pouco a versão definitiva do seu mais novo player de mídia, o Windows Media Player 11!


O WMP agora conta com um visual diferente, preparando-se para a nova interface gráfica da próxima geração do sistema operacional da Microsoft,o Windows Vista , e também possui algumas novas ferramentas para facilitar a vida e trazer mais conforto ao usuário. Confira agora as características do novo Windows Media Player.
 ____________________________________________________________________________


Compartilhadores p2p

(008) Ares GalaxyAres Galaxy é um programa de P2P para Windows criado em 2002. É um programa livre e de código aberto escrito na linguagem de programação Delphi. O programa funcionava com a rede Gnutella mas, seis meses depois de sua criação em 2002, mudou para uma rede própria. Defensores do programa alegam que a sua transferência de arquivos é mais rápida, além de suas buscas serem mais completas e velozes que outros programas de compartilhamento de arquivos.


(009) BitTorrentBitTorrent é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando descargas (downloads) de um mesmo arquivo simultaneamente. 

Foi criado por Bram Cohen em abril de 2001 e teve sua primeira implementação liberada no dia 2 de Julho de 2001.[1] Desde de então tem sido alvo de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright (autoria) de alguns arquivos transmitidos pela rede. No ano de 2005 o protocolo BitTorrent foi responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.

Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha otimiza o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível.é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando descargas (downloads) de um mesmo arquivo simultaneamente. Foi criado por Bram Cohen em abril de 2001 e teve sua primeira implementação liberada no dia 2 de Julho de 2001.[1] Desde de então tem sido alvo de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright (autoria) de alguns arquivos transmitidos pela rede. No ano de 2005 o protocolo BitTorrent foi responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.

Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha otimiza o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível.


(010) eMule - Em computação, eMule é um aplicativo de compartilhamento de arquivos (ou ficheiros) através de cliente/servidor que trabalha com as redes eDonkey2000 e Kad oferecendo mais funções do que o cliente eDonkey padrão. O eMule é um software livre lançado sob a GNU General Public License. Possui versões para Microsoft Windows.


(011) Kazaa - Kazaa é um programa de computador para o compartilhamento de arquivos através da tecnologia P2P. Permite a troca de ficheiros de música, imagens e outros arquivos do género. Muito perseguido pela RIAA, a associação das gravadoras norte-americanas, pela troca de arquivos ilegais (geralmente canções protegidas por direitos de autor). O seu criador também é autor dos programas Skype e Joost.
Programas como o Kazaa, apesar de criticados por grandes produtoras, devido às quedas de vendas, resultam num aumento de popularidade entre diversos artistas, até dos menos conhecidos. Inclusive uma banda de garagem pode tornar-se famosa. Além do facto de possibilitar localizar bandas e canções que não representam interesses comerciais, estes, sem vendas significativas são retirados do comércio.


(012) Shareaza - Shareaza é um software gratuito e de código livre licenciado sob a GNU General Public License, para compartilhamento de arquivos baseado em tecnologia P2P (peer to peer) no sistema operacional Windows. O Shareaza suporta os protocolos Gnutella, Gnutella2, eDonkey, FTP, HTTP e BitTorrent.
O programa foi desenvolvido por Michael Stokes até 1 de junho de 2004, e agora é mantido por uma comunidade de voluntários. Sua última versão estável lançada foi a 2.5.4.0, em 14 de Fevereiro de 2011.
___________________________________________________________________________



Comunicadores

(013) Msn 2009 - O comunicador instantâneo mais famoso e utilizado no mundo melhorou seus recursos visuais em sua versão 2009, com interface das janelas de conversação e muitas  novidades que, sem dúvida, vão agradar a todos os usuários. Este lançamento acompanha o pacote Windows Live Essentials que disponibiliza o MSN mais recente e oferece aos usuários uma gama de programas da Microsoft.



(014) Msn 2011O lançamento da versão do MSN Messenger 2011 foi cercado de expectativa e surpresa. O novo visual, os recursos inéditos e as várias outras adições fizeram com que os usuários se apaixonassem pela nova roupagem que o aplicativo mais popular do Brasil recebeu.

Contudo, como toda prévia, o programa possuía vários bugs e problemas que dificultavam a utilização. Como você pôde conferir no artigo com nossas primeiras impressões, ainda era preciso corrigir alguns pontos para que o querido MSN ficasse perfeito como todos desejam. E a versão final do MSN Messenger 2011 vem exatamente para levar o programa para o mais próximo disso.

Um exemplo disso é a tão falada integração com redes sociais, como o Facebook. Essa ligação está muito mais funcional e sem as indisponibilidades de serviço que frequentemente aconteciam. Além disso, a conversação ficou mais estável, permitindo que você converse com seus amigos sem medo de ser desconectado de repente.

Como parte do Windows Live Essentials 2011, a versão final do MSN continua com o visual totalmente repaginado, ainda mais bonito do que os anteriores. Quem possui o Windows 7 instalado na máquina pode aproveitar um visual totalmente customizado que se integra de forma perfeita ao sistema operacional.



(015) SkypeHoje em dia, muitos programas permitem que o usuário faça ligações pela internet. Até mesmo mensageiros populares como o Windows Live Messenger são capazes de proporcionar ao usuário ligações e chamadas em vídeo. No entanto, se existe um programa que se tornou sinônimo de ligação gratuita na web, este aplicativo é o Skype.

Com visual renovado, novos recursos e integração com redes sociais, o Skype 5 promete conquistar uma boa fatia de mercado, em especial o público corporativo, que passa contar com um recurso exclusivo de videoconferência em grupos. Ou seja, você poderá falar e visualizar diversas pessoas ao mesmo tempo, desde que todos eles tenham a mesma versão do aplicativo.
________________________________________________________________________


Design & Edição de imagens


(016) Corel Draw X3 - O CorelDraw x3 é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.

(017) Photoshop CS4Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

_________________________________________________________________________


Emulador Imagens

(018) DAEMON DAEMON Tools é um emulador gratuito de imagens de disco para a plataforma Windows que monta imagens de DVD e CD em discos virtuais, sendo possível montar até 4 unidades virtuais simultaneamente. Com ele não é necessário gravar, ou "queimar", um CD ou DVD para que se possa rodar um determinado título. Basta ter uma biblioteca de arquivos ISO, por exemplo, em disco e emulá-los quando for necessário. O programa simplesmente cria um disco virtual para que você não tenha que gravar em um CD um arquivo.

__________________________________________________

Gravação de discos

(019) DVD ShrinkDVD Shrink é um programa de computador desenvolvido para a plataforma Windows utilizado para fazer backup de DVD. Ele apresenta uma interface intuitiva que torna fácil escolher o que manter, e qual a perder.
O DVD Shrink permite ao usuário selecionar o nível de compressão para cada faixa de vídeo separadamente para obter o tamanho desejado no disco (que é normalmente inferior 4.38GB). O programa é capaz de produzir tanto uma imagem ISO , quanto uma pasta VIDEO_TS para posterior processamento, visualização ou queima(gravação em mídia).


(020) NeroO Nero é um suíte de aplicativos de computador desenvolvido por Ahead Software AG para gravar CDs e DVDs e manipulação de mídia optica e encontra-se no mercado desde 1995. O nome do primeiro produto lançado “Nero Burning ROM” brinca com a analogia estabelecida ao imperador romano Nero, que consta tocava a sua lira enquanto Roma ardia. Atualmente representa um pacote com vários aplicativos para as mais diversas funções.

___________________________________________________________________________


Office


(021) Office 2003 - Microsoft Office 2003 é um programa para escritório escrito e produzido pela Microsoft para o seu sistema operacional o Windows. Lançado em 17 de novembro de 2003, foi o sucessor do Office XP e o que precedeu o Office 2007.
Os principais aplicativos, Word, Excel, PowerPoint e Access têm apenas pequenas melhorias, porém o Outlook 2003 recebeu significativas e funcionalidades melhoradas em muitas áreas, incluindo uma melhor e-mail e compartilhamento de calendário e apresentar informações, pastas de pesquisa, bandeiras coloridas, autenticação do Kerberos, RPC sobre HTTP, e modo Cached Exchange. Outro benefício importante do Outlook 2003 é o filtro de lixo eletrônico. Tablet e apoio da pena foi introduzida nos aplicativos de produtividade. Word 2003, introduziu uma exibição de layout, a comparação de documentos, melhor controle de alterações e anotações/revisão, um painel de tarefas de investigação, comentários de voz e um baseado em XML, entre outras funcionalidades. Excel 2003, introduziu lista de comandos, algumas funções estatísticas e XML importação de dados, análise e transformação / recursos de personalização de documentos. Access 2003 introduziu um comando de backup, a capacidade de visualizar as dependências objeto, verificação de erros em formulários e relatórios, entre outras funcionalidades.



(022) Office 2007 - Microsoft Office 2007 é uma versão do Microsoft Office, parte da família Microsoft Windows de programas de escritório. Formalmente conhecido por Office 12 nas fases iniciais do seu ciclo beta, foi lançado com volume de licença para clientes a 30 de Novembro de 2006e foi disponibilizado para venda a 30 de Janeiro de 2007. Estas são, respectivamente, nas mesmas datas em que o Windows Vista foi lançado para o licenciamento em volume e para venda. O Office 2007 contém uma série de novas funcionalidades, a mais notável das quais é a nova interface gráfica chamada Fluent User Interface (inicialmente referido por Ribbon User Interface), substituindo os menus e barras de ferramentas – que têm sido a pedra angular do Office desde da sua criação - com uma barra de abas, conhecida como a "Faixa de Opções". O programa exige o Windows XP com o Service Pack 2 ou superior, Windows Server 2003 com o Service Pack 1 ou superior, Windows Vista ou Windows 7.Office 2007 é a última versão do Microsoft Office que suporta o Windows XP Professional x64 Edition.
O Friso é uma tarefa orientada a Graphical User Interface (GUI). Possui um botão de menu central, conhecido como o "Botão Office". A interface Ribbon permanece no Microsoft Office 2010.
Office 2007 também inclui novas aplicações e ferramentas de servidor. A mais significativa, Groove, um programa de colaboração e comunicação para empresas de pequeno porte, que foi originalmente desenvolvido pela Groove Networks antes de ser adquirida pela Microsoft em 2005. Também está incluído no pacote o Office SharePoint Server 2007, uma importante revisão para a plataforma de servidor de aplicativos do Office, que suporta "Excel Services", uma arquitectura cliente-servidor para apoiar ficheiros do Excel que são compartilhados em tempo real entre várias máquinas, e também são visíveis e editáveis através de uma página web.
Microsoft FrontPage foi removido do pacote completo do Office.Foi substituído pelo Microsoft Office SharePoint Designer, que é destinado para o desenvolvimento de portais.É um criador-orientado criador de Microsoft Expression Web, e é direccionado para o desenvolvimento web em geral. No entanto, a aplicação não se encontra disponível em todos os pacotes.
A tecnologia de reconhecimento de voz e reconhecimento de escrita são parte do Windows Vista. O reconhecimento de voz foi retirado dos aplicativos do Office 2007.Os sistemas de reconhecimento de escrita e voz no Office 2007 apenas funcionam com suporte do Windows Vista ou Windows XP Tablet PC Edition. No entanto, utilizadores do Windows XP podem usar uma versão anterior do Office para usufruir do reconhecimento de voz.


(023) Office 2010Microsoft Office 2010, também chamado de Office 14, é o sucessor do Microsoft Office 2007, uma suíte de escritório para Microsoft Windows. Estendida a compatibilidade de arquivo, atualizações de interface do usuário e uma requintada experiência do usuário são planejadas para o Office 2010. Uma versão 64-bit do Office 2010 estará disponível. Ele estará disponível para Windows XP SP3, Windows Vista e Windows 7. Além disso, o Office 2010 marca a estreia das versões gratuitas online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, que trabalharão nos três mais populares navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Safari). A Microsoft anunciou na manhã do dia 28 de Julho de 2010, em São Paulo, o lançamento da versão brasileira do Office 2010 para usuário fina